Hoje, 2 de abril, é o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. O Transtorno do Espectro Autista (TEA), como é tecnicamente chamado, é uma condição de saúde caracterizada por prejuízos em três importantes áreas do desenvolvimento humano, sendo elas a socialização, a comunicação e a presença de padrões comportamentais rígidos. Atualmente, a ciência fala não só de um tipo de autismo, mas de muitos tipos diferentes, que se manifestam de maneira única em cada pessoa.
Os dados apontam que existe um caso de autismo para cada 110 pessoas no mundo. Com base nesse número, estima-se que o Brasil tenha cerca de 2 milhões de autistas.
A falta de conhecimento da sociedade sobre o que é o autismo, dentro de todo o seu espectro, bem como a ausência de políticas públicas consolidadas para inclusão e terapias para pessoas com autismo ainda são os principais desafios das famílias.
É comprovado que pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) possuem hipersensibilidade sensorial e são mais sensíveis a sons, por isso, muitas cidades aprovam leis restringindo a soltura de fogos de artifício com estampido.
Lute para acabar com o sofrimento dos autistas, assim como idosos, crianças, enfermos e animais aqui também!
📝 ASSINE a petição contra os Fogos de Artifício com Estampido no Município De Montes Claros/MG no link https://chng.it/f6ydPRYGyt
O barulho intenso dos fogos de artifício pode ser um verdadeiro pesadelo para pessoas diagnosticadas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Você quer mesmo ser responsável por isso!?
CARACTERÍSTICAS DO TEA
- INTERAÇÃO SOCIAL: Dificuldade em manter o contato visual, reconhecer expressões faciais, expressar emoções e fazer amigos.
- COMUNICAÇÃO: Uso repetitivo da linguagem e bloqueios para começar ou manter um diálogo
- COMPORTAMENTO: Manias, apego excessivo a rotinas, interesse intenso em coisas específicas e dificuldade de imaginação
- SENSIBILIDADE SENSORIAL: Aversão ao toque ou necessidade extrema de contato. Hipersensibilidade a barulho