Hoje é o DIA MUNDIAL DOS ANIMAIS DE RUA, ou melhor, dos animais que foram abandonados nas ruas! Cães e gatos de rua não fizeram essa escolha, eles foram abandonados pelos donos, nasceram nas ruas ou simplesmente se perderam. Frequentemente, sofrem com a fome, sede, risco de doenças, de atropelamentos e, como se não bastasse, também são perseguidos por pessoas hostis e violentas!
É uma data muito importante para a conscientização sobre a população de animais desabrigados. Segundo a Organização Mundial da Saúde, estima-se que mais de 30 milhões de cães e gatos estão em situação de abandono no Brasil, mesmo que abandonar ou maltratar animais seja considerado crime previsto na Lei Federal nº 9.605/98.
De acordo com Lei 21.970/2016 do Estado de Minas Gerais, é assegurado a qualquer cidadão o direito de fornecer, nos espaços públicos, alimento e água aos animais em situação de rua, inclusive aos cães e gatos comunitários.
O animal comunitário aquele que, apesar de não ter responsável definido e único, estabelece com a comunidade onde vive vínculos de dependência e manutenção.
É preciso lembrar que TODOS os animais possuem direitos, mesmo os de rua!